O Centro de Psicologia da Universidade do Porto
UID/50/2025 & UID/PRR/50/2025, CPUP, é uma unidade de I&D comprometida com a excelência
científica, criada em 1980. Organizado em 5 grupos de investigação,
e contando com mais de 71 investigadores e cerca de 157 estudantes de doutoramento, o CPUP reúne métodos, técnicas e competências
complementares para produzir investigação, de acordo com os mais elevados padrões internacionais em Psicologia fundamental e aplicada, e
desenvolver e implementar intervenções clínicas, educativas e sociais inovadoras. A sua proeminência concede ao centro um apoio contínuo da
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) tem por missão produzir investigação
fundamental e aplicada em Psicologia, alinhada com os mais altos padrões internacionais de
excelência, pretendendo contribuir para o crescimento sustentável e para uma sociedade inclusiva
através da produção de conhecimento e inovação. O CPUP projeta-se num futuro onde a Ciência
ocupará um lugar decisivo na criação de soluções transformadoras que contribuam para o
desenvolvimento e bem-estar de indivíduos e comunidades.
Desde 2015, um acordo interinstitucional com a Universidade da Maia ampliou o seu âmbito de ação e consolidou uma colaboração entre os membros das equipas.





Alinhado com o apelo das Nações Unidas para a contribuição responsável de organizações e stakeholders para o mundo e a sua população, o CPUP compromete-se com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Os Projetos de Investigação contemplam nove desses objetivos e estabelecem a ambição a longo prazo de melhor informar as políticas públicas e ajudar a promover uma sociedade justa, igualitária e sustentável, orientada pelo conhecimento científico.









Conselho de Direção
Comissão Consultiva
Unidade de Acompanhamento externo
Staff
O século XXI tem testemunhado uma mudança de paradigma no papel social da ciência, evidenciada pela necessidade inequívoca de responder à demanda social por conhecimento baseado em evidência científica para enfrentar desafios prementes e integrar esforços internacionais na condução de programas de investigação relevantes e complexos. Esta mudança exige que as unidades de I&D sejam dinâmicas na reavaliação contínua das suas estratégias.
O Centro de Psicologia da Universidade do Porto assume este desígnio. A sua política de governança compromete-se a aperfeiçoar a relevância e a qualidade da investigação em Psicologia, enquanto reafirma o CPUP como um ambiente científico dinâmico e contemporâneo. Criámos Grupos de Trabalho Transversal (GTT) para o desenvolvimento de ações de melhoria contínua, planeadas para abordar preocupações centrais relacionadas com diferentes aspetos da vida do Centro. Cada GTT é composto por representantes dos vários Grupos de Investigação, garantindo que as soluções propostas captem as suas particularidades, sendo ao mesmo tempo transversais na sua abrangência. As soluções projetadas pelos GTT são discutidas e implementadas pelo Conselho de Direção
Goal: Melhorar a qualidade dos resultados científicos
Team
Coordenadora: Mariana Martins (RCPW)
CND: Ana Luísa Patrão, Liliana Rodrigues
DE: Isabel Pinto
SG: Ana Gomes
MBB: Susana Silva
O CPUP segue diretrizes rigorosas para garantir a transparência, a integridade e o rigor na produção científica, incentivando assim uma abordagem responsável, aberta e inclusiva na produção científica, onde os membros das equipas são convidados a partilhar:
O CPUP Collective é um spin-off do Grupo de Trabalho Transversal da Produção Científica. Trata-se de uma base de dados online que compila a especialização técnica e os campos de trabalho de cada membro da equipa, revelando assim as suas competências multifacetadas.
O CPUP Collective é também uma ferramenta de pesquisa que ajuda a encontrar os membros do CPUP que melhor se adequam às suas necessidades de investigação, promovendo assim a colaboração interna e externa. Se procura colegas para partilhar ideias e trabalhar em conjunto, visite o site do CPUP Collective.
Desde 2018, três principais áreas transversais têm convergido em vários projetos e grupos partilhados, nomeadamente Saúde e Bem-Estar; Comunidades Justas, Inclusivas e Sustentáveis; e Desenvolvimento Cognitivo e Socio-emocional.
Mantendo o foco nestas áreas transversais, o CPUP decidiu explorar ativamente, para o período de 2024-2029, três temas transversais emergentes: Digitalização; Alterações Climáticas; e Saúde Mental. Esta exploração baseia-se na expertise desenvolvida nestes domínios.