O CPUP é um centro de investigação científica de referência em Psicologia fundamental e em Psicologia aplicada de vanguarda, orientada pela procura de soluções adequadas aos desafios da sociedade atual.
Os nossos programas de investigação abrangem os domínios científicos definidos pela American Psychological Association (APA), incluindo Aprendizagem, Memória e Leitura; Psicologia da Educação, Parentalidade e Desenvolvimento da Criança; Género; Igualdade de Género e Identidade Social; Preconceito e Questões Étnicas; Psicologia Ocupacional e Organizacional; Sexualidade e Saúde Sexual; Psicoterapia e Psicologia da Saúde, e Neuropsicologia.
Os projetos de investigação que contemplam esta variedade de domínios são realizados por cinco grupos de investigação, apoiados por laboratórios bem equipados e adequados às exigências do trabalho científico. Explore abaixo para saber mais sobre os Grupos de Investigação, Projetos de Investigação, Laboratórios, e sobre as Publicações resultantes deste trabalho.
O CPUP mantém cinco Grupos de Investigação dedicados à investigação fundamental e aplicada sobre questões psicológicas contemporâneas e socialmente relevantes, dirigidos a uma população diversificada. São compostos por uma equipa de investigadores jovens e seniores que, embora centrados nos temas que definem a sua especialidade, interagem sobre temas transversais e fornecem uma abordagem abrangente e complementar das principais dimensões psicológicas e sociais da vida humana.
Os projetos desenvolvidos no Centro de Psicologia da Universidade do Porto estendem-se pelos seus Grupos de Investigação, beneficiando de uma sinergia frutífera entre os nossos investigadores e as suas formações. A qualidade dos projetos tem sido continuamente reconhecida, com financiamento competitivo a nível nacional e internacional.
A investigação no CPUP foca-se nas necessidades da nossa sociedade. Quanto mais orientada para as pessoas, melhor informada e mais relevante socialmente é a investigação realizada. Os participantes voluntários são indispensáveis neste processo. Trazem consigo uma variedade de experiências e perspetivas que enriquecem a investigação. A sua participação ajuda a garantir que os resultados obtidos são aplicáveis e adaptados às necessidades reais das populações estudadas. A inclusão de participantes representativos torna os resultados científicos mais robustos e generalizáveis, permitindo que possam ser utilizados para informar políticas públicas, intervenções clínicas e outras ações com impacto direto na sociedade.
Ethics Approval: 2023/03-11b
Research Group: Relationships, Change Processes and Well-Being
Researchers: Flipa Salomé, Margarida Henriques, Inês Rothes
Contact: prevans.pt@fpce.up.pt
https://preEthics Approval: 216/2024
Research Group: Relationships, Change Processes and Well-Being
Researchers: Mara Pacheco, Anita Santos, Liliana Meira, Tiago Bento Ferreira
Contact: mpacheco@umaia.pt
https://inquerito.ismai.pt/indeEthics Approval: PTDC/PSI-GER/3377/2021
Research Group: Sexuality and Gender
Researchers:
Contact: neuropsychsex@fpce.up.pt
https://inqueritos.up.pt/